POR QUE CONTRATAR CONSULTORIA EM TI?

POR QUE CONTRATAR CONSULTORIA EM TI?
Por:
Dia 12/04/2021 11h00

Junto com esta questão podemos listar mais algumas questões importantes, tais como:

  • O que é TI?
  • O que faz um Consultor de TI?
  • Quais áreas um Consultor de TI pode atuar?
  • Como saber o momento certo para contratar um Consultor de TI?
  • Como é realizado um trabalho de Consultoria em TI?

Podemos analisar mais detalhadamente o contexto e continuar a listar diversas questões importantes no esclarecimento de dúvidas sobre a área de TI, mas vamos começar pelo início.

TI é a abreviação das palavras TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO. Atualmente é um dos termos mais difundidos da atualidade, pois TI pode ser empregada em qualquer (ou quase todas as) área(s) de atuação profissional.

Engana-se quem pensa que TI está ligado apenas com a área de computação. Tecnologia da Informação não é só computadores, celulares e internet. TI está ligada em todas as áreas que procuram desenvolver melhorias e junto com elas conhecimento e crescimento.

Se pensarmos somente no termo TI, logo imaginamos alguém atrás de um computador trabalhando para resolver todos os problemas única e exclusivamente com a tecnologia. Logicamente um profissional que tenha experiência, que tenha passado por diversas áreas de trabalho, já acumulou conhecimentos que podem ajudar diversos segmentos, e somar a este conhecimento experiência na área de computação, facilitará ainda mais a disseminação do conhecimento, ou a busca por novas soluções dos problemas, em outras palavras: “Um Olhar Diferente”. Resumidamente, um consultor de TI poderá ajudar a encontrar a solução para diversos problemas, seja com ou sem a ajuda da tecnologia.

Na atualidade, durante situações de urgências, está cada vez mais comum a solução destes problemas por profissionais que oferecem serviços de consultoria em TI. É muito importante que você entenda quais os trabalhos que podem ser adquiridos quando se contrata uma consultoria em TI. O trabalho de um consultor de TI, poderá ajudar a trazer novas ideias para seu negócio, principalmente quando o consultor já possui uma certa “bagagem” e consegue aliar este conhecimento com a área de tecnologia da informação.

Alguns dos processos que podem ser avaliados por uma consultoria são:

  • Automatização de processos;
  • Gestão de documentos;
  • Treinamento em novas tecnologias;
  • Processos criptográficos;
  • Marketing digital e Marketing de branding;
  • Análise para definição de software e sistemas;
  • Análise para definição de infraestrutura tecnológica.

Decidir contratar uma consultoria não é uma decisão fácil, pois é difícil saber o momento ideal. Em geral você deve ter em mente que o trabalho de uma consultoria além do custo financeiro com certeza trará mudanças e readequação de processos, e este é o fator principal para a tomada da decisão. Quem busca um trabalho de consultoria está buscando mudança e melhorias em processos, que podem e dever ser melhoradas constantemente. Seja qual for a sua área de atuação, um pequeno comércio, a representação de uma marca ou uma indústria, não importa o tamanho da sua empresa ou negócio, contratar uma consultoria em TI com certeza trará melhorias para seus negócios.

Muito bem, todos estes detalhes são importantes, mas a questão é: Como é realizado um trabalho de consultoria em TI?

Você deve pesquisar por profissionais com experiência, procure conhecer melhor sua empresa e sua reputação no mercado e converse com pessoas ou empresas que já contrataram seus serviços. Tenha certeza que a consultoria reconheça suas necessidades e saiba muito bem quais são suas metas.

A primeira fase deve consistir em uma reunião de reconhecimento para ambas as partes, serve para a consultoria reconhecer suas necessidades, isso é o que chamamos de “briefing” ou introdução. Nesta primeira reunião a consultoria já deverá identificar suas necessidades e indicar alguns pontos chaves que podem deixar o processo mais simples. Algumas questões devem ser respondidas nesta fase do processo, tais como:

  • Como a empresa está posicionada no mercado frente a concorrência?
  • Quais os valores da empresa e seus objetivos?
  • Quais as necessidades do seu negócio neste momento?
  • Será necessário capacitação de pessoal?
  • Já existem soluções no mercado que possam atender seu negócio?

Quanto mais informação sua empresa conseguir repassar para a consultoria nesta reunião, melhor será o planejamento a ser realizado, pois a falta de informação poderá atrasar as atividades que deverão ser realizadas no futuro, pois, informações não coletadas ou não repassadas que sejam de vital importância acarretarão em novas análises e reorganização do planejamento e sua posterior reexecução.

É muito importante ter em mente que ao decidir contratar uma consultoria de TI, você como gestor tem um dos papeis mais importantes no processo, aceitar mudanças e incentivar que estas sejam aceitas e executadas por todas as pessoas envolvidas no processo. Você deverá ser o combustível que irá fomentar as melhorias. Não estar aberto a mudanças e melhorias irá desestimular sua equipe e a consultoria não terá resultados positivos, além é claro de gerar custos desnecessários.

Pensando nesta etapa do processo, segue algumas dicas importantes para você, e que irão fazer a diferença na obtenção de resultados positivos:

  • Ajude a consultoria a conhecer bem seus negócios, transmitindo ao máximo as informações e conhecimentos específicos. Saiba que nenhuma empresa é igual e todo projeto de consultoria precisa de algum período inicial para o bom entendimento do negócio.
  • Toda mudança tem grandes resultados quando é construída de baixo para cima, ou seja, quando se inicia com as pessoas do operacional, portanto, plante a semente do projeto de consultoria na mente da sua equipe e faça com que todos estejam engajados no processo. Desta forma comunique a todos os colaboradores qual será o foco da consultoria.
  • Seja claro e objetivo, peça a colaboração de todos antes de iniciar a consultoria, solicite a todos a transferência de conhecimento.

No geral uma consultoria de TI é benéfica, pois trará novas ideias e conhecimentos e a troca destas informações é sempre salutar para o enriquecimento profissional e pessoal de todos, principalmente para os negócios.

Consegui deixar um pouco mais claro o que uma consultoria de TI pode fazer por você?

Ficou interessado e deseja investir em uma consultoria de TI?

Deixe sua opinião ou se você ainda ficou com dúvidas entre em contato, será um prazer atendê-lo.

Veja também:

Confira mais artigos sobre produtos, serviços e soluções relacionadas a tecnologia.